Cristina Guedes

 


I

Serei grata como Pietã

mais tarde, quando a lua

surgir no infinito,

depois do meu pranto

e do meu grito

Fui feliz e não sou já, 

Sentia eu noutro tempo


No dobrar da esquina, 

Ainda há pouco, 

poucochinho

Num ápice e

Já não era capaz

E não, não volto atrás, 

dai-me alento

até ao final


II


Havia rispidez regular

Não era espaço de amar

E ainda assim, o meu sorriso

Esteve sempre presente

Assumo, contudo,

Na solidão e ao meu siso

Negava-me um novo rumo


Alegre é como estou

Se posso agora comparar

Há esta distância toda

o parêntesis comparado

(abri os braços e de espinhos 

era a minha coroa)

Milhas da distância do lugar,

da província, noutro

Estado.


III

Sou já outra fêmea, 

uma outra mulher

Mar e Yemanjá

Cristo e Lúcifer

sou quem eu quiser

 Onde pretendo ficar

Aqui, no lugar onde

Posso ser e sou


As folhas do velho carvalho

Serpenteiam até cair,

Sem amparo no tanque,

Onde um gato ao orvalho

Me olha sedento de mimo

No muro, estanque

Enquanto os meus dedos 

Passeiam pelo seu pelo

E um gato vadia lá fora, 

Enquanto outro vadia 

cá dentro.


IV


No céu chumbo

As nuvens adensam a nostalgia

E o alarme do email

Me traz a boa notícia

E eu agradeço 

A realização da prece atendida.

(julgamento é boa profecia)


Devo ter sido ave ferida

E esta dor que trago não é minha

E até as asas são emprestadas.

A chaleira na cozinha,

Os cortinados em rabanadas de vento

E o aroma do manjerico de junho,

Morro-não-morro, 

fico-não-fico, 

chegando a Dezembro


V


Voltei pro gato na janela,

Ele no parapeito e eu espetadora

O cheiro ao chá de canela, 

Neblina, fim do dia, desde agora

Chuva pesada e aqui neste abrigo

Pedia-me a minha alma chá

E uma música se impunha

Neste quarto tão vazio

Do aleatório momento

Dido emprestava o lamento

A ironia presente 

Breve o dia do armistício

E do chá misturado de chuva

Bebi dos dois e Purcell, 

Embriagado como eu,

Mimava ao gato o pelo

Como a um velho casaco ou

um pedaço de novelo

VI

Perdoava-me todos os dias

Mesmo nos que não chovia

E agora esta magia, 

ser agraciada

Reconhecer a dor já fria

Do seu ensinamento ou valor

Por cada amor que se acaba

Um outro deve nascer

Esse outro prevalecer,

O amor próprio, a mim


E quem me poderá julgar

que me importa, já o fez, 

À dor retirou o mel e 

me curei inteira

E tudo fiz pra que não sobrasse 

dor para ninguém

e sobrou raiva, desprezo

vileza e castigo e foi tudo

em dia de feira, numa quarta

que não esta

VII

E o Deus em mim consertou-me 

e desfez esse pesar

Refez o que era de menos e 

retirou o que carregava a mais

E eis-me aqui afinal.


Nesta janela traseira

Onde os musgos se abraçam à rede

Que separa a vedação do caminho

De servidão.

Os pássaros poisam pra beber

As folhas mergulham sem saber,

No tanque que se faz lago

Neste inverno de estrago

Onde nenúfares dormiriam, 

se os houvesse

VIII

Da parede escorriam gotas

Desembocavam tubos

Tec tec ás vezes tic estridente

Da experiência dos sentidos

Na mais simples, mais urgente

mais profana contemplação


Paixão pela natureza

Que facilmente me arrebata

Emoção e liturgia

Ver a vida defronte, 

Sentir a árvore, o monte,

Não se deixar perturbar 

Devir orquestrado nos Céus


IX


- Maestro, ouço a noite embalar

O meu peito que acalma.

A chuva amansa

À noite não dá descanso

Ouço-a no portão, ao fundo,

No arrastar do tempo, 

fez escorrer-me pela pele, 

junto aos ouvidos

Sinto-a e embrenho-me nela

Como se de poder curativo

a água me renovasse


Chove dentro de mim

Chove em todas as almas

De todos os tempos, 

ébrios malmequeres

pobres narcisos afogados

O fogo aquece-nos depois,

A flauta nativa continua

E a bênção desce à terra.


X


Fomos intempestivos

E provocamos tantos danos

Ao ritmo natural das coisas

Mas essas, quando se lhes mexe,

Algo em si acontece

Que as retira da frequência 

Não sendo nada humano

Nem sequer coincidência


Tão logo se quebrem alianças,

Cartas, acordos rasgados

Ou se alinham na alma intenções

Coisas ganham vida

Na parte inerte do olho,

Na palma oculta da mão

O lugar errado, o das coisas

As coisas não deviam ter memória.


XI


Desse lado errado,

Se são gritos são-no, 

numa caixa de música

Na borboleta de peito, 

No enfeite do cabelo

Em todo o seu potencial

São uma dor miudinha, 

Feia, doida e mesquinha


Do canto dos olhos, 

dor minha

em espiral, a exigir

ações, o merecido fim, 

o tardio final

e trau, atiras o bibelot 

contra a fúria do fogo

da lenha, do logro


XII


O amor é um animal

Não se deixa domar

Só a paixão lateja

Só a ferida queima

Só o fim pode exterminar.


O alpendre quieto

As cadeiras de Verão

Alinhadas,

Ainda se lhe adivinhando 

o cansaço da exposição

das horas de calor

Sem piedade ou frescura

A não ser na noite escura

E quando chove,

-pois que chova!

Até o alpendre se alegra.


XIII

A imagem é nítida 

Na retina, 

No papel é memória

Viagem de cinco anos

Pode ferir o viajante 

Impreparado e só

Obrigado a viver a história

Não é seguro sair,

Sem caderno ou caneta,

Sem coração, sem ideais


XIV


A parede nua fala de ausência de cor

É uma parede concreta, violeta, quase flor

É retórica mental de página acidental

Todo o resto é amor.


Essa luz dentro de mim

É quem conduz a alegria

O sol no labirinto


Onde antes havia gelo

Substituí-a por calor

Um abraço de opressão 

Por um sorriso, estertor


Parede, corrida, água 

Pardal, chuva, bico

O restante fui eu que pintei

Libertei em tons de azul


XV


E o coração tinha segredos 

que desejavam ver a luz

E ruminavam fechados

No escuro só medravam

A dor da não revelação

Superas, supero 

Desapontamento

Transformado,

Larva borboleta extinção


Lamber feridas 

Embalar-me

São lembranças passadas.



XVI



Paz, hoje sinto-a

Que me devia há muito

E nela montava agora

Nas insónias raras

De uma noite de 

chocolate e licor

que me ofereci, por amor

Que me rendi a perdoar

E perdoei

O muro,

A parede,

As coisas

Perdoei todas as coisas

E voltei ao ritual de me gostar

Afinal, de me deixar mergulhar

E ser pura paixão outra vez.


XVII

São cinco da manhã

Daqui a quatro horas 

Toca o despertador.


Ensaio o descanso

Apagar da luz

(acende-se a madrugada lá fora)

O gato serve de travesseiro

E dorme na almofada

Aninhado.

 Duas voltas, ao início 

Respirar fundo preciso

Luz da memória desliga

O gato abraça-me, uma pata felina

Sobra e cai naquele que foi

o teu lugar



XVIII



Um amansar de fera

Uma jugular

Dois seres dormitam na aurora

Na paz sepulcral de Deus

A flauta permanece

O gotejar amansou

A fogueira continua

No acompanhar do amanhecer.


O dia a arder lá fora

A lembrança do que fomos

No passado se demora 

E tudo é grito e lamento

E tudo é tormento

Viver entre a paz e a guerra

E agora, que faço de mim agora?


XIX


Ao longe, as cabras e o jumento

Duas por três casas e o cimento

O concreto da urbanidade

A visão da serra

Ah quem me dera, só a luz

Embrenho-me na poesia

De outros tempos e 

de outra gente

E bailo em bicos de pés

Nas marés de um navio, 

no soalho de um convés

Na magia de outra latitude,

tenho pressa e sou urgente


XX


Depois que te foste, voltei as costas

mas o amor existia ainda e

não tinha o teu semblante

que esse em mim morreu pra sempre

O amor tinha o meu reflexo,

mais inteiro e verdadeiro

Nesse jogo de dar e receber

Sempre fui a entrega

a paixão, a quimera,

o cálice, a doação e a primavera.

Chamo-me vida, essa é,

afinal, quem eu sou.

Comentários

Mensagens populares