Jorge Luís Borges & Paulo Leminski

 


Já não serei mais feliz

Não serei mais feliz. Talvez não importa.

Há tantas outras coisas no mundo.
Um momento qualquer é mais profundo.
e diverso do que o mar. A vida é curta.
e embora as horas sejam tão longas, uma
Maravilha escura nos persegue
A morte, aquele outro mar, aquela outra flecha.
que nos livra do sol e da lua
e do amor. A alegria que você me deu.
e você me tirou deve ser apagado;
o que era tudo tem que ser nada.
Só que me resta a alegria de estar triste.
Aquele costume vaidoso que me inclina
Sul, uma certa porta, uma certa esquina.
tradução de Alice Ruiz in Língua de fora


foto de Nani Góis

Um homem com uma dor
É muito mais elegante
Caminha assim de lado
Como se chegando atrasado
Chegasse mais adiante

Carrega o peso da dor
Como se portasse medalhas
Uma coroa, um milhão de dólares
Ou coisa que os valha

Ópios, édens, analgésicos
Não me toquem nessa dor
Ela é tudo o que me sobra
Sofrer vai ser a minha última obra.





Comentários

Mensagens populares