Lídia Pastor

 



Recitais de poesia. Ateliers de pintura

 Parque de S. Roque

Andei por aqui. Muito por tua causa

Por minha causa. Para te ver. 

Para me estudar,

analisando o impacto

que ainda surtias em mim.

Nunca denunciei.

Eu ia à volta, descendo

ao labirinto, subindo a calçada,

galgando os degraus

da minha saudade,

investigando os pássaros, 

aplainando o coração, 

sem rei, nem rock

chutando uma bola, uma pedra,

uma saudade revoltada,

na boca, trauteando 

uma canção e uma dor,

uma estranheza

de não pertença.

E subia e descia,

o salão de chã fechado,

ia ao café fora do parque,

comprava gelados e voltava

e já te tinha perdido

entre uma saída e uma chegada.

E ia. E voltava.

O fim de semana com sol

era assim programado

em função da música,

dos recitais de poesia,

do atelier de pinturas,

da lembrança feita imagem real.

E ia e dentro de mim

nunca morria esta vontade

que nem podia quantificar, 

denunciar

E dona de mim, do 

pensamento e ação

o coração zombava e dizia

numa voz sarcástica:

Aqui não mandas, 

e a cobardia era dolorosa

a minha,

a de não admitir para mim

que 

ainda te sonhava

que ainda te queria.

Orgulhosa. Orgulhosa e triste.

Triste, parvamente triste.

Tristemente só.


E ia. 

Para te espreitar. 

Para me serenar. 

Não te lembras e 

eu nunca soube esquecer.

E sempre soube ocupar 

o meu lugar. 

E eu ia e tu nem 

sempre foste.


Chegava com os miúdos,

estendia a manta no chão

e ia ouvindo, disfarçando que não,

que nem me incomodava

o check sound e o feed back

e os miúdos pululavam

brincando, pintando,

numa algazarra

e eu já não era inteira ali deles,

era só meia, meia e mesmo meia

ser inteira ainda era sonhado.


Eu já não vou lá e 

continuo a ver-te

a tecer-te numa moldura

de verde e palco

e mesa de mistura e

microfones e fios 

ainda oiço a criançada

no baloiço do passado. 

Já devem ser maiores 

e vacinados

Os que frequentavam os 

ateliers ao lado do palco

Onde tu à lei da força 

e da mentira dela, 

te tornaras passado.



Comentários

Mensagens populares