Pragas & Desalinhos

 







Eu que vivo a dizer que tenho paz nos Mochos, eu que me esfalfo a dizer bem das aldeias do interior, eu que nunca encontrei um único senão desde que comprei o Sítio dos Buhus, eu que até no frio encontro paz, na geada, no calor, no anoitecer, no amanhecer, nos muros erguidos à volta, nas pencas e nos tomateiros, nos cães e nos animais vários que vou trazendo pra cá, qual arca de Noé, eu que até as pedras e as ervas daninhas aprendi a amar, tenho uma coisa a dizer: Estou cansada de pragas. De animais dos quais não gosto! As moscas eram o "maior senão" até ao momento. E eu que pensava que detestava as vampirescas das melgas. Não, não tenho nada contra elas, porque na verdade o que me anda a moer o juízo são as moscas. Ordinárias, estúpidas, pestilentas, enxeridas, sujas, imundas e nojentas e mais coisas que não me atrevo em voz on a falar. Seria impróprio. Como se não chegasse, andava a temer cobras que segundo quem as avista, estão cada vez maiores e atrevidas. Até à data nunca entrei em duelo direto com nenhuma. Agora, e contra todos os palpites da vizinhança, esventraram galinhas e não foram os lobos, não senhor, nem as raposas e nem a minha Branca. Não, não foi o Coyote e nem o Martim. Nem o Silva e nem a Mimi. Quem foi? A toupeira. Temos esta terra infestada de toupeiras e elas atrevem-se consecutivamente a esventrar, de cada vez, dois frangos.

Já me lembrei que uma câmara de vídeo poderia elucidar-nos sobre estes atentados criminosos, mas…na escuridão, só iria conseguir ouvir o cacarejo dos galináceos e o latir dos meus dogs. Não sei francamente o que posso fazer. Sei que elas ficam esventradas literalmente. Só sobram as penas e os ossos. Esta última já estava cheia de um formigueiro municipal.  Se algum de vós tiver ideias sobre como afugentar estes bichos medonhos, grite a solução. Quanto ao resto, tudo igual, pra não destoar. Ontem o mano fez anos, amanhã é o marido e a irmã dele, e lá vou eu a Aveiro, comemorar e encher-me de mais bolo e etcetera e tal. Vi um filme horrível que tinha um jogo giro. Isto bem aproveitado, pode dar material aos ccv's. Roda de amigos. Convém que se conheçam minimamente. Eu digo 2 verdades e uma mentira. Coloco uma faca a rodar na mesa (uma seta no pc pode substituir a faca a rodar na mesa) e à sorte, o escolhido pela seta terá que dizer qual é a mentira. Se não acertar, terá castigo ou punição. No caso teria que ser visual ou auditiva. Eu vou fazer de conta que estou a jogar convosco e vou lançar então, duas verdades e uma mentira e fico confortavelmente sentada deste lado, à espera de saber quem me conhece melhor.

Cá vai:


1. Ultimamente não passo sem ver o noticiário.


2. Quanto mais conheço os homens, mais gosto dos animais. E dos meus filhos.


3. Não passo muito tempo sem vos vir ler.  E faço os possíveis pra vir todos os dias.


De pragas, está tudo. Mantenho-me atenta aos vossos praguejes e vou, mas é arranjar as almofadas no sofá, a ver se descubro filmografia em condições. Inch' Alá pra quem foi e pra quem está.

Comentários

Mensagens populares